terça-feira, 18 de abril de 2023

Ponto de mutação

Ponto de mutação

Eros e o instinto de morte

Cabe-nos agora ver como se concretizam, no decorrer da vida dos indivíduos e da sociedade, a imposição dessa luta e dessa desarmonia entre Eros - o desejo de viver - e o instinto de morte - o desejo de morrer¹. E a resposta é uma só, na palavra dos que estudam a psique individual e as sociedades: a cultura. O ser humano foge das suas frustações primárias sublimando os seus desejos primariamente na fantasia e no sonho e, depois, na construção do mundo. "Só o ser que rejeita a morte tem capacidade de construir um mundo artificial." (Norman Brown)

No entanto, diante do que expusemos fica uma pergunta: é a luta pela sobrevivência que impõe a repressão ou, diferentemente, é o homem o animal que cria história e cultura para se reprimir? Isto é, para fugir da dor e da morte?

Esta é a resposta que temos agora a pretensão de dar. O ser humano modela a sua realidade e a fabrica, instituindo diversos tipos de culturas e sistemas econômicos. Ele pode, mesmo, ser definido como o animal que modela o seu meio ambiente. E, fabricando culturas diversas, reprime diversamente: cultura e repressão são indivisíveis. O problema é saber qual repressão e qual cultura. Ao transformar o seu meio ambiente, o animal humano também é transformado por ele. O meio ambiente - e modernamente os sistemas econômicos - abre e fecha os caminhos do desejo de acordo com as suas necessidades - e é esse enfrentamento entre o animal inacabado e os diversos ambientes também capazes de serem transformados que geram a multiplicidade das estruturas.

1 - O instinto de vida e o instinto de morte perpassam toda a obra de Freud. (...) No entanto cabe uma observação: Freud concebe Eros e o instinto de morte como dois instintos autônomos. Contudo, toda a tradição filosófica e teológica entendem Eros como o instinto básico, pois a vida é a única que se autoproduz. Nas religiões, Deus se autocria. O instinto de morte é uma produção da vida sem a qual ela não existiria. A vida produz a sua reprodução e a sua antiprodução - a morte.


Professor Lucimauro

Este é um estudo do capítulo II, ponto de mutação, do livro Feminino e masculino: Uma nova consciência para o encontro das diferenças, de Rose Marie Muraro e Leonardo Boff.

Este é um estudo que faço, Mestrado em Psicologia Social. Está nascendo um Blogue abordando o tema.

Aí te pergunto: Você lerá as minhas postagens no outro Blogue também? (Claro que irei postar aqui a "propaganda" dele né!?


PATROCÍNIO:

* Para ter acesso a mais poesias adiquire já a Arte da Palavra. Um livro para todas e todos aqueles que amam poesia e para aqueles que querem aprender a gostar. Este é um Ebook especial para aqueles que sabem ler nas entrelinhas as sutilezas da escrita, pois os sentidos vão muito além das palavras. Clique aqui 👉 Arte da Palavra

* Para HOMENS: óleo de semente de abóbora concentrado: este produto mostrou através de pesquisas clínicas apoiar a saúde da próstata. Adiquire já o seu! Produto vendido somente pela fábrica Naturallis Farmácia Homeopática Ltda. Compre aqui

Próstata

* Para MULHERES: pílula de colágeno, nanotecnologia americana. Bastam 2 pílulas por dia: Poder e Firmeza como nunca vistos!!! 

  • uniformiza o tom da pele;
  • Efeito clareador de manchas;
  • Equilibra a oleosidade;
  • Efeito firmador;
  • Rejuvenecimento de dentro para fora;
  • Pele mais firme e hidratada.
Formulado com ativos naturais, REVERA CAPS promove efeito de pele jovem.

Bem estar

Minha loja: www.familyfashionline.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário