sexta-feira, 27 de março de 2020

O poder da abóbora - parte 2

Você conhece a colostomia? De princípio já digo que o paciente colostomizado têm que se haver mais cuidado e atenção!


A colostomia - criação do ânus na parede abdominal - tornou-se um método aceitável, desde o século XVIII, para liberar as obstruções do cólon e do reto. As colostomias temporárias são usadas para descomprimir o intestino e redirecionar o trânsito alimentar próximo ao ponto de obstrução ou perfuração no cólon, resultante de tumor, processos inflamatórios ou trauma. Depois que a lesão primária do intestino é corrigida por cirurgia, a colostomia pode ser fechada.

A querida leitora, o querido leitor deve estar se perguntado: mas o artigo não é sobre abóbora? É sim! É que foi entre os pacientes colostomizados que a abóbora se tornou famosa como moduladora maios do número e consistência das evacuações.

 

Observando atentamente a Tabela da Composição dos Alimentos (em cada 100g) vejo que a abóbora é composta por:


  • 40 calorias
  • 9,8 gramas de glicídios
  • 1,2 gramas de proteínas
  • 0,3 gramas de gordura
  • 280 microgramas de Vitamina A
  • 55 microgramas de Vitamina B
  • 100 microgramas de Riboflavina
  • 0,7 miligramas de Niacina
  • 9,5 miligramas de Vitamina C
  • 32,1 miligramas de Sódio
  • 191,1 miligramas de Potássio
  • 12 miligramas de Cálcio
  • 27 miligramas Fósforo
  • 0,7 miligramas de Ferro


Observação: o consumo adequado de alimentos ricos em fibras, como a abóbora, assegura ao intestino um conteúdo fecal maior, porém menos compacto e duro, sendo uma das maiores armas conhecidas na luta contra a constipação intestinal (intestino preso).

A abóbora é uma cultura muito difundida no Brasil, porém, originária das civilizações Astecas, Maias e Incas. 
"Prima" da melancia, do melão, do chuchu e do pepino, é um fruto rico em Vitamina A, também fornece vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, tem pouca caloria e de fácil digestão.

Você leitor irá encontrar mais informações de como cultivar a sua abóbora em casa, ou em outro lugar, recomendo as hortas comunitárias/populares, no site da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - autarquia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a seguir o link:


RECEITAS:

Fritada de abóbora-cheirosa com ricota (Sirva essa fritada apetitosa com torrada para valorizar o seu café da manhã; essa receita tem função de manutenção do bom humor e, por consequência, de Vida mais feliz)

Preparo: 10 minutos
Cozimento: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

1 colher (sopa) de óleo de milho
1 cebola roxa cortada em rodelas finas
450g de abóbora-cheirosa cortada em cubos
8 ovos
1 colher (sopa) de tomilho picado
2 colheres (sopa) de sálvia picada
250g de ricota
sal e pimenta-do-reino (eu uso a pimenta rosa, aroeira) moída na hora
torradas (opcional)

Preparo:
Aqueça o óleo em uma frigideira refratária antiaderente grande, em fogo médio-baixo e refogue a cebola com a abóbora. Tampe parcialmente e deixe cozinhar, mexendo frequentemente, por 18-20 minutos, até a abóbora ficar macia e dourar.
Bata ligeiramente os ovos com o tomilho, a sálvia e a ricota, tempere e acrescente à abóbora. Cozinhe por mais 2-3 minutos, até o ovo ficar quase firme, mexendo de vez em quando para não queimar no fundo.
Coloque a frigideira no fogo preaquecido para grelhar e deixe por 3-4 minutos, ou até a fritada dourar. Corte em pedaços e sirva com as torradas.



A Abóbora-cheirosa reduz a inflamação, regula os níveis de açúcar no sangue, proporciona boa digestão, induz ao relaxamento, estimula o bom humor, melhora os sintomas de dor, e claro, combate a prisão de ventre. Ela pode aliviar o mal-estar digestivo, use em sopas; cozidos; curries e tagines; amasse com coalhada e pimenta-do-reino; asse pedaços grandes com cebola, gengibre e canela; para um delicioso molho de macarrão, asse a abóbora e misture com ricota, espinafre, manjericão e alho.

CURIOSIDADE ECONÔMICA:
A Abóbora é o 28º produto mais comercializado no CEAGESP ( Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo ), em 2017, por exemplo, foram comercializados mais de 33 toneladas de variedades diferentes: japonesas, morangas, secas, cheirosas, paulistinha, d'água... Só para lembrar, o CEAGESP é uma empresa pública federal, no formato de sociedade anônima, vinculada ao Ministério da Economia.


Bom apetite e com preservação de sua Saúde!


Fontes de pesquisa:
Alimentos que alegram. Gill Paull, nutricionista Karen Sullivan (tradução: Maria Suzette Casellato), São Paulo, Publifolha, 2014.
Alimentos que energizam. Gill Paull, nutricionista Karen Sullivan (tradução: Maria Suzette Casellato), São Paulo, Publifolha, 2014 .
Guia Homeoderm para um viver saudável. Dr. Dalmio Moraes, Diretor Técnico-Científico da Homeoderm Farmácia e Indústria, Porto Alegre, 1988.
A Cura popular pela comida, Flávio Rotman, Rio de Janeiro, Record, 1984.
Site da CEAGESP.
Site da EMBRAPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário