sexta-feira, 27 de março de 2020

Vatican Media Live





Momento de adoração ao Santíssimo Sacramento!

Emergência, o Papa convoca

Hoje às 14:00 oremos juntos!




Não importa agora a sua religião, todos temos Fé!

Quando várias, mas várias mesmo, pessoas oram ao mesmo instante, com o mesmo pensamento, reflexão e pedidos, com certeza é mais forte que uma única pessoa orando para tal fato.

O sincretismo religioso permite eu falar e convocar a todos assim, podemos pensar em Culto Ecumênico, ou ainda uma gigantesca e maravilhosa Egrégora!

Faremos algo único na História, tal quanto essa pandemia nos afeta!

Da Praça vazia, do patamar da Basílica de São Pedro o Sumo Pontífice presidirá um momento de oração que durará cerca de uma hora, momento que iremos unir nossas espiritualidades e neste momento, seguido pela mídia, internet, aquele que tem Fé será concedido Indulgência Plenária conforme condições estabelecidas no recente decreto da Penitenciária Apostólica.

Como você pode acompanhar a oração do Papa com a benção Urbi et Orbi?
Abaixo elenco os canais de internet para Você, Irmã e irmão!

Graça e Paz, Luz e Energias Positivas, Bençãos Divinas à vocês e família!

Clique aqui: site oficial do Vaticano

Clique aqui: Canal no Youtube oficial do Vaticano.

INDULGÊNCIA PLENÁRIA, o que é?

Decreto da Penitenciária Apostólica concede a indulgência plenária aos doentes de coronavírus, aos que cuidam deles e a todos os fiéis do mundo que rezam por eles. Recorda-se também a possibilidade de absolvição coletiva neste momento de grave necessidade.
Na prática é: absolvição coletiva, ou seja, para vários fiéis juntos sem prévia confissão individual.

Mais sobre Indulgência Plenária no link abaixo:

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-03/indulgencia-plenaria-absolvicao-coletiva-emergencia-coronavirus.html


Gratidão ao Universo por poder compartilhar com todos e todas!

O poder da abóbora - parte 2

Você conhece a colostomia? De princípio já digo que o paciente colostomizado têm que se haver mais cuidado e atenção!


A colostomia - criação do ânus na parede abdominal - tornou-se um método aceitável, desde o século XVIII, para liberar as obstruções do cólon e do reto. As colostomias temporárias são usadas para descomprimir o intestino e redirecionar o trânsito alimentar próximo ao ponto de obstrução ou perfuração no cólon, resultante de tumor, processos inflamatórios ou trauma. Depois que a lesão primária do intestino é corrigida por cirurgia, a colostomia pode ser fechada.

A querida leitora, o querido leitor deve estar se perguntado: mas o artigo não é sobre abóbora? É sim! É que foi entre os pacientes colostomizados que a abóbora se tornou famosa como moduladora maios do número e consistência das evacuações.

 

Observando atentamente a Tabela da Composição dos Alimentos (em cada 100g) vejo que a abóbora é composta por:


  • 40 calorias
  • 9,8 gramas de glicídios
  • 1,2 gramas de proteínas
  • 0,3 gramas de gordura
  • 280 microgramas de Vitamina A
  • 55 microgramas de Vitamina B
  • 100 microgramas de Riboflavina
  • 0,7 miligramas de Niacina
  • 9,5 miligramas de Vitamina C
  • 32,1 miligramas de Sódio
  • 191,1 miligramas de Potássio
  • 12 miligramas de Cálcio
  • 27 miligramas Fósforo
  • 0,7 miligramas de Ferro


Observação: o consumo adequado de alimentos ricos em fibras, como a abóbora, assegura ao intestino um conteúdo fecal maior, porém menos compacto e duro, sendo uma das maiores armas conhecidas na luta contra a constipação intestinal (intestino preso).

A abóbora é uma cultura muito difundida no Brasil, porém, originária das civilizações Astecas, Maias e Incas. 
"Prima" da melancia, do melão, do chuchu e do pepino, é um fruto rico em Vitamina A, também fornece vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, tem pouca caloria e de fácil digestão.

Você leitor irá encontrar mais informações de como cultivar a sua abóbora em casa, ou em outro lugar, recomendo as hortas comunitárias/populares, no site da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - autarquia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a seguir o link:


RECEITAS:

Fritada de abóbora-cheirosa com ricota (Sirva essa fritada apetitosa com torrada para valorizar o seu café da manhã; essa receita tem função de manutenção do bom humor e, por consequência, de Vida mais feliz)

Preparo: 10 minutos
Cozimento: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

1 colher (sopa) de óleo de milho
1 cebola roxa cortada em rodelas finas
450g de abóbora-cheirosa cortada em cubos
8 ovos
1 colher (sopa) de tomilho picado
2 colheres (sopa) de sálvia picada
250g de ricota
sal e pimenta-do-reino (eu uso a pimenta rosa, aroeira) moída na hora
torradas (opcional)

Preparo:
Aqueça o óleo em uma frigideira refratária antiaderente grande, em fogo médio-baixo e refogue a cebola com a abóbora. Tampe parcialmente e deixe cozinhar, mexendo frequentemente, por 18-20 minutos, até a abóbora ficar macia e dourar.
Bata ligeiramente os ovos com o tomilho, a sálvia e a ricota, tempere e acrescente à abóbora. Cozinhe por mais 2-3 minutos, até o ovo ficar quase firme, mexendo de vez em quando para não queimar no fundo.
Coloque a frigideira no fogo preaquecido para grelhar e deixe por 3-4 minutos, ou até a fritada dourar. Corte em pedaços e sirva com as torradas.



A Abóbora-cheirosa reduz a inflamação, regula os níveis de açúcar no sangue, proporciona boa digestão, induz ao relaxamento, estimula o bom humor, melhora os sintomas de dor, e claro, combate a prisão de ventre. Ela pode aliviar o mal-estar digestivo, use em sopas; cozidos; curries e tagines; amasse com coalhada e pimenta-do-reino; asse pedaços grandes com cebola, gengibre e canela; para um delicioso molho de macarrão, asse a abóbora e misture com ricota, espinafre, manjericão e alho.

CURIOSIDADE ECONÔMICA:
A Abóbora é o 28º produto mais comercializado no CEAGESP ( Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo ), em 2017, por exemplo, foram comercializados mais de 33 toneladas de variedades diferentes: japonesas, morangas, secas, cheirosas, paulistinha, d'água... Só para lembrar, o CEAGESP é uma empresa pública federal, no formato de sociedade anônima, vinculada ao Ministério da Economia.


Bom apetite e com preservação de sua Saúde!


Fontes de pesquisa:
Alimentos que alegram. Gill Paull, nutricionista Karen Sullivan (tradução: Maria Suzette Casellato), São Paulo, Publifolha, 2014.
Alimentos que energizam. Gill Paull, nutricionista Karen Sullivan (tradução: Maria Suzette Casellato), São Paulo, Publifolha, 2014 .
Guia Homeoderm para um viver saudável. Dr. Dalmio Moraes, Diretor Técnico-Científico da Homeoderm Farmácia e Indústria, Porto Alegre, 1988.
A Cura popular pela comida, Flávio Rotman, Rio de Janeiro, Record, 1984.
Site da CEAGESP.
Site da EMBRAPA.

quinta-feira, 26 de março de 2020

O poder da abóbora

Abóbora ou jerimum, fruto da abobreira, planta da família Cucurbitaceae.


Antes de falar de abóboras, pretendo dizer sobre os alimentos saudáveis, naturais: na plena acepção da palavra, produto natural não existe, a não ser água da fonte, o ar puro, o leite apenas ordenhado, uma fruta amadurecida no pé, apanhada e imediatamente consumida, uma verdura consumida nas mesmas condições, uma erva colhida e imediatamente utilizada com fim terapêutico. No sentido lato, é considerado produto natural, todo produto final que tenha como matéria prima fontes de origem natural.


Flor da abóbora

A abóbora é uma arma contra os males do século.

Não compre abóboras com cascas amolecidas, sujas ou manchadas, ou que apresentam polpa amolecida, mofada ou com manchas. O aproveitamento da abóbora para consumo é total: casca, polpa, flores, folhas, brotos e pedúnculo. No interior do Brasil, o pedúnculo, amassado e fervido em água, é empregado no preparo de um chá para controlar hemorragia uterina, enquanto as sementes descascadas e moídas com açúcar mascavo e água apresentam efeito expectorante. Porém, o que existe realmente de revolucionário na abóbora é a sua polpa rica em fibras. Do ponto de vista medicinal, vale por uma farmácia.
Estudos epidemiológicos já demonstraram a associação entre dietas pobres em fibras e doenças comuns, como a doença diverticular do cólon, câncer do cólon e reto, hemorroidas, veias varicosas, arteriosclerose obstrutiva das artérias coronárias, diabetes, obesidade. E a histórica importância da abóbora e suas fibras nasceu da sua expressiva ação medicinal na diverticulose do cólon.
A fibra da abóbora ajuda a controlar a glicose do diabético, diminuindo consequentemente o requerimento das doses de insulina e drogas hipoglicemiantes (que baixam o açúcar do sangue). Serve também para baixar o colesterol e os triglicerídeos sanguíneos, já que na dieta rica em fibras excretam-se por via fecal mais gordura, esteroides e ácidos biliares. Já foi sobejamente comprovado que a dieta não produz depleção de sais minerais e vitaminas.

Assista o vídeo

RECEITAS:

Sopa de abóbora de Caraguatatuba (SP)
Coloque numa panela grande 300g de músculo (ou carne para sopa com osso), 2 1/2 litros de água, 1 cebola, sal, 1 tomate e cheiro verde. Leve ao fogo e deixe ferver.
Descasque 1kg de abóbora e corte-a em pedaços não muito grandes. Junte-os ao caldo fervente e deixe cozinhar por 1 hora. Retire a carne e bata o resto no liquidificador. Junte 1 colher (de sopa) de manteiga e 2 colheres (de sopa) de queijo ralado. Sirva com quadradinhos de pão torrados e passados na manteiga.

Bolinhos de abóbora de Três Marias (MG)
Descasque, pique e cozinhe 1/2kg de abóbora (mais ou menos); passe-a pela peneira. Acrescente 1 colher das de sopa de manteiga, 1 gema, sal e 2 colheres (de sopa) de queijo ralado; misture bem. Aos poucos, vá adicionando farinha de trigo o bastante para dar consistência, isto é, até a massa ficar em ponto de enrolar; forme os bolinhos, enrolando-os na palma das mãos (bem miudinhos ficarão mais gostosos). Frite-os em óleo e ponha-os em papel absorvente, para tirar o excesso de gordura.





Amanhã receitas com abóbora, esse superalimento que alegra, mantem o bom humor, faz você viver mais feliz, aumenta a sua disposição e mantem o vigor.
Até lá pessoal.

Observação: eu, Lucimauro, retomo as postagens em meu Blogue principal, esse. Se você lê até aqui agradeço, já lhe peço que siga, curta e comente esta postagem, compartilhe com seus amigos e dê sugestão de novas postagem nessa amplitude que é a ambientalidade.
Abraços fraternos e fiquem em casa por favor!!!

Fontes de pesquisas:
Guia Homeoderm para um viver saudável. Dr. Dalmio Moraes, Diretor Técnico-Científico da Homeoderm Farmácia e Indústria, Porto Alegre, 1988. 
A Cura popular pela comida. Flávio Rotman, Rio de Janeiro, Record, 1984.