quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Quem sente dor Professor?

  • Quem sente dor?
  • Quem está vivo Professor!
  • Isso, além de sentir a dor, saber que sente, se emocionar com isso, também, quem está vivo é um cidadão, claro, caso tenha sido registrado em Cartório Oficial. É pasme, tem muita gente que não é registrada...
  • Então quem tem registro cartorial vive em sociedade?
  • Sim! Uma complexa e centenária sociedade ao qual precisamos participar ativamente, precisamos exercer a cidadania.
  • Como assim exercer a cidadania?
  • “Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, sócio econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violado.”
  • Esses direitos me permite saber o que o poder público faz? Digo, assim, quanto custa para manter essas ruas transitáveis, para combater o crime e salvar vidas, ou aquele hospital, o Tribunal do Júri, ou a escola que estudei, enfim, se tenho um conjunto de direitos e liberdades políticas essa de saber o que fazem, posso?
  • Pergunta interessante jovem! Muito interessante! É tão interessante que vou lhe responder com uma pergunta. Vamos lembrar dos áureos tempos que nos foi permitido o compartilhamento e o convívio naquelas aulas de Filosofias. Vamos compreender que a nossa conversa é sobre a República. Você se recorda o que significa esse termo em tradução literal?
  • Lembro sim Professor, a coisa pública! Yeahhh, ganhei um 10.
  • Não, está com 5, por conta de não ter respondido também a sua própria pergunta.
  • Não entendi Professor, traduzindo república eu respondo o que lhe perguntei... embolou as ideias...
  • Entenda jovem, se a coisa é pública fica claro para você que “os atos da administração pública devem ser públicos, conhecidos de todos os cidadãos interessados em seu acompanhamento. Do mesmo modo, todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário devem ser públicos.” Mas atenção com o anti-Édipo seu e daqueles que você pretende querer saber o que fazem.
  • Está bem, a luta foucautiana contra o inimigo maior, o fascismo estrutural. Algo assim né Professor?
  • É, algo assim. Vou te adiantar, sobre esse exercício de cidadania pois tenho aulas agora. “A Constituição Federal assegura a qualquer pessoa, física ou jurídica, nacional ou estrangeira, o direito de apresentar reclamações ao Legislativo, Executivo e Judiciário, e também ao Ministério Público, em face de ilegalidade ou abuso de poder. O chamado direito de petição aos órgãos públicos é um meio de tornar efetivo o exercício da cidadania, sendo um instrumento de que dispõe qualquer pessoa para levar aos poderes públicos um fato ilegal ou abusivo, contrário ao interesse público, a fim de que se possa tomar as medidas necessárias.” Até mais jovem!
  • Mas Professor, onde faço essa tal petição?
  • Amanhã, amanhã explico neste mesmo lugar e neste mesmo horário, até lá!
  • Até lá Professor.

 

 


Diálogo fictício criado para divulgar uma cartilha da Secretaria de Comunicação do MPF, você encontra nos textos entre aspas.

Grato por chegar até aqui, como prometi, amanhã tem mais escritos.

#direitos #direitoscivis #direitospoliticos #direitossociais

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

O que são os Direitos Políticos?

Direitos Políticos, o que são?

Você exerce os seus Direitos Políticos?

Tecnicamente é baseado no conjunto das normas legais que fazem a regulamentação da atuação da Soberania Popular. Esta, a Soberania Popular, é executada por cidadãs e cidadãos.

Enquanto soberania popular é entendido como todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. Amo essa parte "ou diretamente". Aí está o raciocínio. Nos é permitido o além da representação da Soberania Popular de forma indireta, pelos nossos eleitos, mas de forma direta, e em número maior de itens...

Estou falando de mecanismos de participação direta da cidadã e do cidadão nos atos do governo. São eles:

  • Plebiscito;
  • Referendo;
  • Iniciativa Popular de Lei.
Podemos chamar de Democracia Participativa!
Esses Direitos Políticos são exercidos por cidadãos, acima dos 16 anos e na forma da Lei, alistados no Cartório Eleitoral do lugar onde mora, vive, convive. A Cidade, o Urbano, o Lugar parafraseando Professor Milton Santos!!!

Para lembrar e constar, a capacidade de ser eleitor gera o direito de votar e ser votado.

E o ato do votar, importantíssimo dispositivo da Constituição Brasileira onde proíbe a abolição do mesmo, caracteriza como direto, secreto, universal e periódico, personalíssimo e igualitário. Vou melhorar.
As características do voto no sistema constitucional brasileiro:
  • Direto: o eleitor vota diretamente no candidato, sem haver intermediação;
  • Secreto: não há publicidade da opção do eleitor;
  • Universal: direitos a todos os nacionais;
  • Periódico: acompanha o período dos mandatos;
  • Livre: escolha livre do eleitor, guarda-se ainda o direito de votar em branco ou anular o voto;
  • Personalíssimo: é vedado votar por procuração, uma pessoa não pode votar com os documentos de outra pessoa;
  • Igualitário: o voto tem valor igual para todos.
Mas segura aí, a Constituição também admite eleição indireta, ou seja, uma escolha feita em um grupo de escolhidos. Haverá eleição indireta, quando? Quando vagar os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos 2 anos do período presidencial, a eleição para os 2 cargos será feita pelos congressistas do Congresso Nacional, tudo na forma da lei!!!

Voltando à Democracia Participativa
Plebiscito e referendo

São consultas convocadas pelo Congresso Nacional, mediante decreto legislativo, formuladas ao povo que delibere sobre matéria de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. A diferença entre eles está no momento em que a consulta é feita.
  • Plebiscito: o povo cita, vota, antes do ato legislativo, antes de se ter a Lei sobre o assunto;
  • Referendo: o povo referenda, vota, já com a Lei existente, ela é confirmada ou rejeitada.

Iniciativa Popular

Esse instituto jurídico é uma novidade introduzida na Carta Magna, o que faz lembrar do artigo 71 da Constituição da República Italiana de 1948: "O povo exerce a iniciativa das leis, mediante proposta, por parte de pelo menos 50 mil eleitores, de um projeto redigido em artigos."
Já por essas terras o legislador permite de forma direta o exercício do poder que emana do povo, sem o intermediário/representante através da apresentação de projeto de lei, dando-se o início, o start. O constituinte deu uma dificultada básica. Qualquer projeto de lei o Parlamento pode rejeitar, emendar, suprimir... e pela mesma lógica, o projeto é aprovado no Parlamento e pode ser vetado pelo Executivo. 
Para tal fato da Iniciativa Popular ainda é necessário números no campo de 1.397.000, 1% do eleitorado hoje, 10/09/2020, no site do TSE distribuídos por pelo menos 5 estados, sendo que nos estados tem uma fração mínima de 3/10% de eleitores assinando embaixo.
Diante desse rigor procedimental e numérico o Professor Manoel Gonçalves Ferreira Filho qualifica a iniciativa popular como "instituto decorativo".
Nas Constituições dos Estados também há o dispositivo para a iniciativa popular, da mesma forma nas Leis Orgânicas Municipais. Caso a sua cidade não tenha esse dispositivo, deixe o seu comentário sobre a Lei Orgânica de sua Cidade.
Outros comentários são bem vindos!
Paz e Prosperidade!



Livros usados nesse texto:
Lenza, Pedro. Direito constitucional esquematizado.Saraiva Educação, 2019.
Gonzaga, Alvaro Azevedo, Nathaly Campitelli Roque. Vade mecum doutrina jurídica.Editora Método, 2014.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Pessoa, Ser Humano

Pessoa, Ser Humano? O que eu entendo sobre?

Estas perguntas surgiram novamente esses dias, o que me fez refletir sobre. Vou lhes explicar.


Para eu poder entender o que significa "pessoa", "ser humano", preciso entender o corpo ao qual essa pessoa pertence, a vida propriamente dita, enquanto bem maior do indivíduo, o ser vital.

O termo corpo deriva da palavra grega "soma", isso mesmo. A soma de todas as partes fluem a existência de corpos únicos e identificáveis. Essa soma é a soma de diversas "coisas", vou lembrar de algumas: pulsação, fluência/fluidez, síntese e relaxamento; alternando com o medo e a raiva, a fome e a sensualidade. O corpo, literalmente, é uma bolsa membranosa frágil que muda, cresce e morre. Ossos e músculos e tecido nervoso e sangue.

Essa Unidade é o Ser Humano mesmo e por inteiro.


Já o conceito de pessoa perpassa a soma do Único, do corpo, fazendo uma relação com as extensão corporal. As extensões carregadas de afeto e prazer, ideologias e fantasias.

A projeção da existência humana. As pessoas, os seres humanos são dotados de capacidade de planejar, executar e avaliar projetos, de uma maneira em geral, produzimos projetos a praticamente todos os instantes. Exemplifico: trocar uma lâmpada em casa é um projeto onde há necessidade de solucionar um problema prático para o bom andamento da vida; há planejamento prévio com escolha da lâmpada certa, de pegar escada e mais o que precisar; com a execução do projeto, teste, avaliação e fim. Sabendo-se que haverá esse mesmo projeto a ser empreendido em algum novo momento, instante, ou circunstância da vida.

Pra concluir o termo "Pessoa". Ele surge a partir do pertencimento do Ser Humano enquanto Ser Humano. É o momento de percepção dessa membrana plasmática complexa e fluente, que, conscientemente é Uma Unidade Funcional e dinâmica.

Mais na vídeo aula: Pessoa, Ser Humano


Aproveito para agradecer a leitura.

Deixa a sua sugestão de postagem.

Comente, compartilha em suas redes sociais. Isso ajudará muito o Blog ficar mais conhecido.

Paz e Prosperidade!

terça-feira, 14 de julho de 2020

Dia Mundial dos Hospitais

Você precisou de hospital? Você conhece alguém que já precisou do hospital? 
Conheça um pouco da história dessa Ferramenta Pública tão necessária ao bom andamento de nossas sociedades.


Dia Mundial dos Hospitais

 

Hospital é um recanto próprio para aquelas pessoas enfermas, de maneira que são submetidas à processos terapêuticos específicos, subjetivos, cada indivíduo tem seu estágio, adaptação, adequação e combate às enfermidades diversas. Esses processos são ministrados por Profissionais da Saúde, agentes históricos de grande valor nas sociedades a séculos.

Hospital é um termo que podemos dizer, tem sua origem no termo hospitaleiro, hóspede.

Há relatos históricos de locais com as características dos hospitais que conhecemos, na Babilônia de 3000 anos atrás, na Grécia de 2400 anos atrás. Na Grécia temos a relevância história e filosófica pessoa de Hipócrates, considerado o pai da Medicina. Os romanos por volta de 100 a.C. construíram locais para cuidar dos soldados feridos em guerras.

Em nossa era, pós Cristo, durante a época da Idade Média, a Igreja foi a expoente, no ocidente, como a “responsável” por executarem os trabalhos de curas terapêuticas aos enfermos. Cabe ressaltar que nesses lugares também se encontravam estrangeiros e miseráveis.

Industrial como nova era na aventura histórica humana. Esta revolução foi responsável pelo crescimento e estabelecimento de uma nova classe social, a burguesa. Essa, e seu poder social, influenciou o aprimoramento e evolução das técnicas profissionais na área de saúde, frisando as características da prevenção às doenças no campo da higiene e da saúde pública, de todos.

No Brasil, o mais antigo Hospital em funcionamento é a Santa Casa de Misericórdia de Santos. Fundado em 1543 no estado de São Paulo. Na época a gestão da medicina, da farmácia e da enfermagem era toda feita pelos jesuítas. Por esse Hospital é comemorado o Dia Nacional do Hospital em 02 de julho, data de sua inauguração. 


A Constituição do Brasil de 1988 garante “a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas públicas e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.  Pedro Lenza

Uma equipe da Fiocruz avaliou o desempenho do sistema de saúde no Brasil, um Monitoramento da assistência hospitalar no Brasil (2009-2017) onde chama a atenção é a redução da quantidade de hospitais na rede hospitalar brasileira, pública e privada. De 6.041 hospitais em 2009 para 5.819 unidades em 2017.

 

Intrigante isso, continuarei pesquisando sobre e passando para vocês leitores.

Aproveito para agradecer a leitura.

Deixa a sua sugestão de postagem.

Comente, compartilha em suas redes sociais. Isso ajudará muito o Blog ficar mais conhecido.

Paz e Prosperidade!


segunda-feira, 13 de julho de 2020

Oportunidades para Projetos de Educação

A Sociedade Civil Organizada tem a oportunidade de responder ao edital aberto da Tinker Foudation, uma entidade dos EUA que apoia projetos no Brasil.
A Entidade brasileira pode enviar a "Carta Consulta" até 31 de julho de 2020, sendo permitido para os Programas:
Educação - Como garantir a Equidade Educacional Durante a Pandemia de COVID-19;
Governança Democrática e Gestão Sustentável de Recursos.

Os aportes financeiros podem estar entre 10.000 a 75.000 dólares.

Para mais informações: CLIQUE AQUI

Bom trabalho pessoal.


domingo, 7 de junho de 2020

Dica de Livro

"Vou rezar pro seu China"


Martinho da Vila pessoal, vamos logo de samba, uma parceria de Martinho com Rui Quaresma:


Sempre a Sonhar

Quando o sonho acontecer
E todo o morro descer
Numa tremenda euforia
Eu
Vou tentar me segurar
Pra não gritar nem chorar
E nem cair na orgia
Vou
Subir o morro sozinho
Olhar o céu de pertinho
E procurar a estrela
Onde
Então a Zilda Pretinha
O seu Eurico e o Birica
Primeiro compositor
Vou rezar pro seu China
O grande sonhador
Que criou a tal Vila bonita
Que me encantou
E quando a estrela sumir
O dia amanhecer
Quero encontrar a Peti
Pra com a Gilda Branquinha
Ir bater nas tendinhas
Só então eu vou cantar
Vou beber
Vou comemorar
(Sempre a sonhar)
1988 - Kizomba, Festa da Raça
O samba no canal oficial do Artista: https://www.youtube.com/watch?v=Jhj5Kcw1EPE


Martinho da Vila

Bom, sobre o livro, ele é encantador! A cada página uma circunstância única da vida do Martinho da Vila.
Na página que estampa esse samba vem a história da apuração de 1987, onde a mídia e todos davam a Vila como campeã. "A azul-e-branca cantou um amor impossível" em seu enredo "Raízes" , mas a campeã em 87 foi a Mangueira. Martinho conta de sua fossa e da Baiana Peti, "que foi passista, brincou em ala..." que chorava e perguntou se não veria a Vila campeã, aí Martinho da Vila, sem palavras, para consolá-la cantou esse samba, MARAVILHOSO!!!

Leiam mais, vale muito a pena!
Livros são fantásticos!

#livro #livros #samba

Grato! Aproveita e segue o Blogge.

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Moeda, uma tentação?

Você usa dinheiro? Você gosta de usar dinheiro? Você tem controle nisso?

"Posso resistir a tudo, menos à tentação", essas palavras são de Oscar Wilde e de uma maneira em geral as pessoas também agem assim, usa o dinheiro com uma forte tentação, esquecendo a razão.


Moedas

Usar o dinheiro significa saber o que é o dinheiro? Saber o que é esse suporte/ferramenta prazerosa que supre a tentação?

Pode ser que o fundamento conceitual te ajude a resistir às tentações, naturalmente começar a poupar e garantir o seu progresso e sua qualidade de vida.
Já parou pra pensar como o equilíbrio financeiro é capaz de promover liberdade, prosperidade, igualdade e a segurança econômica? 

Reflita, o dinheiro (papel moeda, moeda metálica, moeda escriturária ou bancária, moedas eletrônicas, moedas de privatização, moedas fortes, fracas, podres e ainda as conversíveis e as inconversíveis, acho que lembrei de todas, ao menos das que conheço) é uma ferramenta de valor intrínseco, esse valor pode ser considerado maior que o próprio valor material estabelecido e estampado em cada peça individualmente, pode ser apreciado historicamente de maneira holística, sobrepondo-se ao fato dos denarius romanos. 
Estou falando de confiança estabelecida, não em pura representação financeira do dinheiro. Digo-lhes de confiança de uma pessoa para com a outra nos mais variados fenômenos financeiros que podemos imaginar.

💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰

O dinheiro, ou a moeda, "é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços." Isso garantido por Lei.
Funções da moeda:

  • instrumento, ou meio de trocas: com capacidade de Liquidez, que é o poder de transformação de moeda para ativo, ou ao contrário;
  • denominador comum monetário: padrão de medida para os valores dos bens;
  • reserva de valor: pode ser acumulada para aquisição de bens ou serviços.
Há uma característica religiosa que não posso deixar de lembrar: nas nossas cédulas, ou papel moeda, vem a descrição "DEUS SEJA LOUVADO".

O meu desejo é que você, leitor do Blogge, tenha nesse momento uma quantidade boa de moedas bullions, dinares, ducados, escudos, florins, libras, mohures e sequins em sua numismática.

Numismática


Paz e Prosperidade para Você e sua Família!!!


Deseja conhecer mais de nosso Dinheiro, acesse o site do Banco Central do Brasil lá você encontrará uma aba específica sobre cédulas e moedas. 

Material de pesquisa científica:
Fundamentos da economia, Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos, Manuel Enriquez Garcia, 6ª edição, Saraiva, 2019.
Finanças para uma boa sociedade: como o capitalismo financeiro pode contribuir para um mundo mais justo, Robert J. Shiller, tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Elsevier, 2012.
Dicionário de termos financeiros. Luiz Fernando Rudge, Santander Banespa, 1ª edição, 2003.


Obrigado por ler até aqui, siga-me nas redes sociais: Blogger https://lucimauroambiental.blogspot.com/

Já curte esta postagem, comente sobre e de suas sugestões para mais postagens, Gratidão e abraços fraternos!!!

sexta-feira, 27 de março de 2020

Vatican Media Live





Momento de adoração ao Santíssimo Sacramento!

Emergência, o Papa convoca

Hoje às 14:00 oremos juntos!




Não importa agora a sua religião, todos temos Fé!

Quando várias, mas várias mesmo, pessoas oram ao mesmo instante, com o mesmo pensamento, reflexão e pedidos, com certeza é mais forte que uma única pessoa orando para tal fato.

O sincretismo religioso permite eu falar e convocar a todos assim, podemos pensar em Culto Ecumênico, ou ainda uma gigantesca e maravilhosa Egrégora!

Faremos algo único na História, tal quanto essa pandemia nos afeta!

Da Praça vazia, do patamar da Basílica de São Pedro o Sumo Pontífice presidirá um momento de oração que durará cerca de uma hora, momento que iremos unir nossas espiritualidades e neste momento, seguido pela mídia, internet, aquele que tem Fé será concedido Indulgência Plenária conforme condições estabelecidas no recente decreto da Penitenciária Apostólica.

Como você pode acompanhar a oração do Papa com a benção Urbi et Orbi?
Abaixo elenco os canais de internet para Você, Irmã e irmão!

Graça e Paz, Luz e Energias Positivas, Bençãos Divinas à vocês e família!

Clique aqui: site oficial do Vaticano

Clique aqui: Canal no Youtube oficial do Vaticano.

INDULGÊNCIA PLENÁRIA, o que é?

Decreto da Penitenciária Apostólica concede a indulgência plenária aos doentes de coronavírus, aos que cuidam deles e a todos os fiéis do mundo que rezam por eles. Recorda-se também a possibilidade de absolvição coletiva neste momento de grave necessidade.
Na prática é: absolvição coletiva, ou seja, para vários fiéis juntos sem prévia confissão individual.

Mais sobre Indulgência Plenária no link abaixo:

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-03/indulgencia-plenaria-absolvicao-coletiva-emergencia-coronavirus.html


Gratidão ao Universo por poder compartilhar com todos e todas!

O poder da abóbora - parte 2

Você conhece a colostomia? De princípio já digo que o paciente colostomizado têm que se haver mais cuidado e atenção!


A colostomia - criação do ânus na parede abdominal - tornou-se um método aceitável, desde o século XVIII, para liberar as obstruções do cólon e do reto. As colostomias temporárias são usadas para descomprimir o intestino e redirecionar o trânsito alimentar próximo ao ponto de obstrução ou perfuração no cólon, resultante de tumor, processos inflamatórios ou trauma. Depois que a lesão primária do intestino é corrigida por cirurgia, a colostomia pode ser fechada.

A querida leitora, o querido leitor deve estar se perguntado: mas o artigo não é sobre abóbora? É sim! É que foi entre os pacientes colostomizados que a abóbora se tornou famosa como moduladora maios do número e consistência das evacuações.

 

Observando atentamente a Tabela da Composição dos Alimentos (em cada 100g) vejo que a abóbora é composta por:


  • 40 calorias
  • 9,8 gramas de glicídios
  • 1,2 gramas de proteínas
  • 0,3 gramas de gordura
  • 280 microgramas de Vitamina A
  • 55 microgramas de Vitamina B
  • 100 microgramas de Riboflavina
  • 0,7 miligramas de Niacina
  • 9,5 miligramas de Vitamina C
  • 32,1 miligramas de Sódio
  • 191,1 miligramas de Potássio
  • 12 miligramas de Cálcio
  • 27 miligramas Fósforo
  • 0,7 miligramas de Ferro


Observação: o consumo adequado de alimentos ricos em fibras, como a abóbora, assegura ao intestino um conteúdo fecal maior, porém menos compacto e duro, sendo uma das maiores armas conhecidas na luta contra a constipação intestinal (intestino preso).

A abóbora é uma cultura muito difundida no Brasil, porém, originária das civilizações Astecas, Maias e Incas. 
"Prima" da melancia, do melão, do chuchu e do pepino, é um fruto rico em Vitamina A, também fornece vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, tem pouca caloria e de fácil digestão.

Você leitor irá encontrar mais informações de como cultivar a sua abóbora em casa, ou em outro lugar, recomendo as hortas comunitárias/populares, no site da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - autarquia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a seguir o link:


RECEITAS:

Fritada de abóbora-cheirosa com ricota (Sirva essa fritada apetitosa com torrada para valorizar o seu café da manhã; essa receita tem função de manutenção do bom humor e, por consequência, de Vida mais feliz)

Preparo: 10 minutos
Cozimento: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

1 colher (sopa) de óleo de milho
1 cebola roxa cortada em rodelas finas
450g de abóbora-cheirosa cortada em cubos
8 ovos
1 colher (sopa) de tomilho picado
2 colheres (sopa) de sálvia picada
250g de ricota
sal e pimenta-do-reino (eu uso a pimenta rosa, aroeira) moída na hora
torradas (opcional)

Preparo:
Aqueça o óleo em uma frigideira refratária antiaderente grande, em fogo médio-baixo e refogue a cebola com a abóbora. Tampe parcialmente e deixe cozinhar, mexendo frequentemente, por 18-20 minutos, até a abóbora ficar macia e dourar.
Bata ligeiramente os ovos com o tomilho, a sálvia e a ricota, tempere e acrescente à abóbora. Cozinhe por mais 2-3 minutos, até o ovo ficar quase firme, mexendo de vez em quando para não queimar no fundo.
Coloque a frigideira no fogo preaquecido para grelhar e deixe por 3-4 minutos, ou até a fritada dourar. Corte em pedaços e sirva com as torradas.



A Abóbora-cheirosa reduz a inflamação, regula os níveis de açúcar no sangue, proporciona boa digestão, induz ao relaxamento, estimula o bom humor, melhora os sintomas de dor, e claro, combate a prisão de ventre. Ela pode aliviar o mal-estar digestivo, use em sopas; cozidos; curries e tagines; amasse com coalhada e pimenta-do-reino; asse pedaços grandes com cebola, gengibre e canela; para um delicioso molho de macarrão, asse a abóbora e misture com ricota, espinafre, manjericão e alho.

CURIOSIDADE ECONÔMICA:
A Abóbora é o 28º produto mais comercializado no CEAGESP ( Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo ), em 2017, por exemplo, foram comercializados mais de 33 toneladas de variedades diferentes: japonesas, morangas, secas, cheirosas, paulistinha, d'água... Só para lembrar, o CEAGESP é uma empresa pública federal, no formato de sociedade anônima, vinculada ao Ministério da Economia.


Bom apetite e com preservação de sua Saúde!


Fontes de pesquisa:
Alimentos que alegram. Gill Paull, nutricionista Karen Sullivan (tradução: Maria Suzette Casellato), São Paulo, Publifolha, 2014.
Alimentos que energizam. Gill Paull, nutricionista Karen Sullivan (tradução: Maria Suzette Casellato), São Paulo, Publifolha, 2014 .
Guia Homeoderm para um viver saudável. Dr. Dalmio Moraes, Diretor Técnico-Científico da Homeoderm Farmácia e Indústria, Porto Alegre, 1988.
A Cura popular pela comida, Flávio Rotman, Rio de Janeiro, Record, 1984.
Site da CEAGESP.
Site da EMBRAPA.

quinta-feira, 26 de março de 2020

O poder da abóbora

Abóbora ou jerimum, fruto da abobreira, planta da família Cucurbitaceae.


Antes de falar de abóboras, pretendo dizer sobre os alimentos saudáveis, naturais: na plena acepção da palavra, produto natural não existe, a não ser água da fonte, o ar puro, o leite apenas ordenhado, uma fruta amadurecida no pé, apanhada e imediatamente consumida, uma verdura consumida nas mesmas condições, uma erva colhida e imediatamente utilizada com fim terapêutico. No sentido lato, é considerado produto natural, todo produto final que tenha como matéria prima fontes de origem natural.


Flor da abóbora

A abóbora é uma arma contra os males do século.

Não compre abóboras com cascas amolecidas, sujas ou manchadas, ou que apresentam polpa amolecida, mofada ou com manchas. O aproveitamento da abóbora para consumo é total: casca, polpa, flores, folhas, brotos e pedúnculo. No interior do Brasil, o pedúnculo, amassado e fervido em água, é empregado no preparo de um chá para controlar hemorragia uterina, enquanto as sementes descascadas e moídas com açúcar mascavo e água apresentam efeito expectorante. Porém, o que existe realmente de revolucionário na abóbora é a sua polpa rica em fibras. Do ponto de vista medicinal, vale por uma farmácia.
Estudos epidemiológicos já demonstraram a associação entre dietas pobres em fibras e doenças comuns, como a doença diverticular do cólon, câncer do cólon e reto, hemorroidas, veias varicosas, arteriosclerose obstrutiva das artérias coronárias, diabetes, obesidade. E a histórica importância da abóbora e suas fibras nasceu da sua expressiva ação medicinal na diverticulose do cólon.
A fibra da abóbora ajuda a controlar a glicose do diabético, diminuindo consequentemente o requerimento das doses de insulina e drogas hipoglicemiantes (que baixam o açúcar do sangue). Serve também para baixar o colesterol e os triglicerídeos sanguíneos, já que na dieta rica em fibras excretam-se por via fecal mais gordura, esteroides e ácidos biliares. Já foi sobejamente comprovado que a dieta não produz depleção de sais minerais e vitaminas.

Assista o vídeo

RECEITAS:

Sopa de abóbora de Caraguatatuba (SP)
Coloque numa panela grande 300g de músculo (ou carne para sopa com osso), 2 1/2 litros de água, 1 cebola, sal, 1 tomate e cheiro verde. Leve ao fogo e deixe ferver.
Descasque 1kg de abóbora e corte-a em pedaços não muito grandes. Junte-os ao caldo fervente e deixe cozinhar por 1 hora. Retire a carne e bata o resto no liquidificador. Junte 1 colher (de sopa) de manteiga e 2 colheres (de sopa) de queijo ralado. Sirva com quadradinhos de pão torrados e passados na manteiga.

Bolinhos de abóbora de Três Marias (MG)
Descasque, pique e cozinhe 1/2kg de abóbora (mais ou menos); passe-a pela peneira. Acrescente 1 colher das de sopa de manteiga, 1 gema, sal e 2 colheres (de sopa) de queijo ralado; misture bem. Aos poucos, vá adicionando farinha de trigo o bastante para dar consistência, isto é, até a massa ficar em ponto de enrolar; forme os bolinhos, enrolando-os na palma das mãos (bem miudinhos ficarão mais gostosos). Frite-os em óleo e ponha-os em papel absorvente, para tirar o excesso de gordura.





Amanhã receitas com abóbora, esse superalimento que alegra, mantem o bom humor, faz você viver mais feliz, aumenta a sua disposição e mantem o vigor.
Até lá pessoal.

Observação: eu, Lucimauro, retomo as postagens em meu Blogue principal, esse. Se você lê até aqui agradeço, já lhe peço que siga, curta e comente esta postagem, compartilhe com seus amigos e dê sugestão de novas postagem nessa amplitude que é a ambientalidade.
Abraços fraternos e fiquem em casa por favor!!!

Fontes de pesquisas:
Guia Homeoderm para um viver saudável. Dr. Dalmio Moraes, Diretor Técnico-Científico da Homeoderm Farmácia e Indústria, Porto Alegre, 1988. 
A Cura popular pela comida. Flávio Rotman, Rio de Janeiro, Record, 1984.