A leitura é algo que dinamiza a vida. É a mola precursora da aventura humana neste Planeta.
Vide a faculdade mental da inteligência, ela só é acionada a partir do acúmulo do conhecimento adquirido em conjunto com as experiências vividas diariamente, sendo a sua execução firmada na capacidade do indivíduo em solucionar problemas cotidianos, dos mais simples aos mais complexos.
Eu hoje tenho alguns livros abertos em leitura, mas deixarei aqui duas dicas de boas leituras:
Harmony: a revolução da sustentabilidade, por Príncipe Charles. Do original Harmony.
ISBN: 978-85-352-4200-3
Neste livro o filósofo e Príncipe de Gales, conhecido nos últimos 30 anos no mundo como um dos defensores mais atuantes e decisivos do meio ambiente, ele atinge em pouco mais de 300 páginas fatores funcamentais para tal discussão e consolidação de ações relativas à conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.
Precisamos "ouvir e enxergar a gramática de harmonia".
Por meio da escola da fenomenologia o autor justifica "solo e alma" numa visita de pesquisa a uma fazenda onde a família de Tim Waygood entremeia vigor produtivo à uma extensiva familiaridade e cumplicidade com as criações, tanto com os animais quanto com os vegetais, sobrepujando a necessidade da vida do solo, pois sem a complexa rede vital abaixo de nossos pés não teríamos exatamente nada para nos alimentar, ou mesmo, uma bela árvore para nos confortar com sua sombra.
Usarei este livro em novas postagens daqui pra frente.
O que são intelectuais, por Horácio Gonzales.
ISBN: 85-11-01029-7
Neste maravilhoso livro, de fácil leitura, porém com uma imensidão de informações, fez com que eu flutuasse em elucubrações mil, pela maravilhosa internet. Neste caso há a conexão física do livro com a virtualidade da grande rede.
Ele faz uma análise, que não pode ser congelada nela, de diversos tipos de intelectuais:
- o intelectual maldito;
- o intelectual precursor;
- o intelectual revolucionário;
- o intelectual populista;
- o intelectual cosmopolita;
- o intelectual orgânico;
- o intelectual do círculo do poder.
Após esses quadros apresentados ele nos permite raciocinar com uma indagação: "o que são os intelectuais?"
E você?
Agradeço por ter lido até o final desta postagem, e, fica aqui a minha pergunta à você: qual o livro você está lendo neste momento?
Nenhum comentário:
Postar um comentário