sábado, 30 de junho de 2012

História Ecossocial!

História Ecossocial, posso dizer assim!

     Permito-me começar com uma bela poesia do poeta Jatobá e interpretada musicalmente por Xangai, grande homem Itapebiense.


Matança (Jatobá)


Cipó caboclo tá subindo na virola
Chegou a hora do pinheiro balançar
Sentir o cheiro do mato da imburana
Descansar morrer de sono na sombra da barriguda
De nada vale tanto esforço do meu canto
Pra nosso espanto tanta mata haja vão matar
Tal mata Atlântica e a próxima Amazônica
Arvoredos seculares impossível replantar
Que triste sina teve cedro nosso primo
Desde de menino que eu nem gosto de falar
Depois de tanto sofrimento seu destino
Virou tamborete mesa cadeira balcão de bar
Quem por acaso ouviu falar da sucupira
Parece até mentira que o jacarandá
Antes de virar poltrona porta armário
Mora no dicionário vida eterna milenar


Quem hoje é vivo corre perigo
E os inimigos do verde da sombra, o ar
Que se respira e a clorofila
Das matas virgens destruídas vão lembrar
Que quando chegar a hora
É certo que não demora
Não chame Nossa Senhora
Só quem pode nos salvar é


Caviúna, cerejeira, baraúna
Imbuia, pau-d'arco, solva
Juazeiro e jatobá
Gonçalo-alves, paraíba, itaúba
Louro, ipê, paracaúba
Peroba, massaranduba
Carvalho, mogno, canela, imbuzeiro
Catuaba, janaúba, aroeira, araribá
Pau-fero, anjico amargoso, gameleira
Andiroba, copaíba, pau-brasil, jequitibá


Encontrada no link a seguir: Xangai - Matança

     Lembro-me sucintamente das aulas de catecismo na Igreja Matriz em Valença, RJ em meados da década de 80, ampliados agora pelo estudos e conhecimento em trabalhos em conjunto com o Instituto Ide e Ensinai, as falas de Luciana e Rosemary, respectivamente, expressando Romanos 11:16 - 19
   E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.

Bíblia Sagrada


Impressionante, com a hermenêutica que me foi desprendida digo que é o início da transgenicidade!











Marx ambiental

    
Mas o comunismo teórico, tão envolvente nas batalhas políticas, sociais, campesinas e educacionais faz-se latente em Marx, nos Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844, afirmando que “o homem vive da natureza, isto é, a natureza é seu corpo, e tem que manter com ela um diálogo ininterrupto se não quiser morrer. Dizer que a vida física e mental do homem está ligada à natureza significa simplesmente que a natureza está ligada a si mesma, porque o homem dela é parte”. Os socialistas e comunistas são muitas vezes acusados de estarem preocupados com a economia e exclusos dos princípios ambientais. A natureza, dialetando, é o corpo inorgânico do homem, ele vive na natureza e deve permanecer em contínuo intercâmbio se ele não quiser morrer individualmente e coletivamente. Ele, Marx é claro, vai mais além afirmando que não só não devemos destruir a natureza, mas que também temos uma responsabilidade como seres humanos pensantes para salvaguardar o mundo natural de modo que possa ser transmitido às gerações futuras.


Já o povo comunista primitivo, os autóctones existentes nos trópicos americanos, os homens da florestas, aff, o índios (não gosto dessa nomenclatura) me informam outras coisas magníficas amigos, eles sim endeusam a Natureza, suas essências, seus princípios afrodisíacos, os alimentos por ela fornecidos... dentre eles é interessante conhecer a lenda de Tupã (Nhanderu) o Deus do trovão que arquitetou e realizou toda a criação com a ajuda da Deusa Araci, a Lua. Tupã desceu à Terra num monte do território paraguaio de Areguá, dali criou tudo sobre a face da Terra, tudo mesmo: oceano, florestas e animais. Neste mesmo momento ele colocou as estrelas no céu. Dali Ele criou a humanidade (de acordo com a maioria dos mitos Guaranis, eles foram a primeira etnia criada) em uma cerimônia elaborada, formando estátuas de barro do homem e da mulher com uma mistura de vários elementos naturais. Depois de soprar a vida nas formas humanas, deixou-os com os espíritos do bem e do mal e partiu.
Outros Deuses, chamados por monstros lendários são encontrados em tantas outras crenças, mas me aterei somente o dois meus prediletos: o protetor dos Animais nas Florestas, Caipora. Quando o ser humano, aqui especificando os colonizadores e nós mesmo hoje em dia, estão maltratando a natureza, ela começa a dar sinais: faz aquela pessoa se perder na floresta, cair em buracos, caem troncos, paus em madeireiros, acidentes?? Que nada. Foi Caipora que mandou direto, ainda digo das pessoas que vão a uma mata, floresta, e ficam com medo por tudo quanto é barulho que acontece, é Caipora agindo gente!!! A outra que admiro muito é Janaína, o espírito das águas. Preciso lembrar-me de alguns acontecimentos ocorridos nos últimos anos relativos à água e as comunidades pelo mundo afora!!!

Caipora, por Osório




















CAIPORA



















Concluo dizendo que não sou da vertente Tupinambá, sou da vertente Macro-Gê misturada com Tupi, sou COROPÓ, porém meus irmãos antepassados, e até hoje, têm uma relação muito forte com o mar e os Mastins!



segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Luta da Doutora Eliana Calmon


Amigas e amigos,

Estamos diante de um dos mais significativos momentos da história da Democracia deste país e parece que poucos estão percebendo isto, explico:


     Trava-se uma verdadeira batalha no Judiciário, pois pela primeira, repito, pela PRIMEIRA VEZ neste país varonil, alguém ousa investigar toda a SUJEIRA que há por debaixo deste tapete chamado Judiciário. Este poder que sempre foi, dos 3 que temos, o intocável. O CNJ, através de uma corajosa Corregedora, Ministra, Dra. Eliana Calmon, vem descobrindo as históricas sujeiras deste poder, em todas as suas esferas, inclusive dos mais altos magistrados da mais alta corte do país, e a reação vem então de forma avassaladora. Quando o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) começa a tornar público o resultado de suas investigações das diversas instancias do Judiciário, a mais alta corte, o Supremo, e as associações de juízes, reagem e querem CALAR a boca desta, que representa até então, a mais inteligente iniciativa para extirpar este Cancer de nossa sociedade, a corrupção, os abusos de poder, a impunidade, e a morosidade do Judiciário deste país.

     Eu não tenho dúvidas que, ao lado da EDUCAÇÃO, a JUSTIÇA, ambas com os piores predicados que poderíamos ter, são a FONTE PRIMEIRA e todos os demais males neste país. Um povo, uma sociedade que tem sua EDUCAÇÃO deficitária e sua JUSTIÇA lenta e corrupta, JAMAIS, repito, jamais, alcançará a Democracia plena e seu Desenvolvimento Social e economico pleno. Não adianta Copa do mundo, Olimpíadas, Pré Sal, balança comercial forte, nada disto, pois pelo contrário, ao ficar mais rico, ficaremos mais DESIGUALITÁRIOS, claro, pois esta riqueza adicional será acumulada por poucos. Simples assim: Sem EDUCAÇÃO e JUSTIÇA plenas, não há desenvovimento social sustentável. Será que ainda temos dúvidas sobre isto? E mais, não adianta ir às ruas, como vimos fazendo, para combater a corrupção, combater o excesso de carga tributária, combater a falta de segurança, porque estes problemas são sintomas, são consequencias, são efeitos do mal maior, dos "cânceres" a EDUCAÇÃO e JUSTIÇA deficitárias. Logo, proponho uma verdadeira enxurrada de mensagens e posts para APOIAR a CORAGEM do CNJ através da Ministra Dra. ELIANA CALMON e sua Equipe, pois ela representa a nossa voz para iniciarmos a eliminação deste cancer, JUDICIÁRIO LENTO e CORRUPTO.

     Façamos a nossa parte pois do contrário, assim como a juiza Patricia Acioli foi ASSASSINADA no Rio por policiais que estavam sendo investigados por ela, mais uma mulher de CORAGEM será "assassinada" neste país, só que de uma maneira muito mais letal, será assassinada, calada, pelos Juízes. Quem os julgará? Façamos barulho. Façamos nossa parte em apoio ao CNJ e a Dra. ELIANA CALMON.

Dra. Eliana Calmon





Se você concorda com isto, replique este texto e envie aos seus Amigos. Estou tentando fazer a minha parte, faça a sua!!!

Abs e bom dia a todos,

Celso Chapinotte.

PS: Este que vos escreve, assim como a maioria absoluta dos que me leem agora, vem sendo regido, fiscalizado, julgado e punido ou absolvido, todas as vezes que erra, seja em desrespeito a uma lei de transito, seja na declaração de um imposto, seja no não recolhimento de um tributo devido. Por que somente eu (nós), cidadão comum, tenho que ser alvo deste rito? Por que os "togados" também não podem ser submetidos às estas mesmas leis? Não quero isenção de penas para mim (para nós), mas quero esta mesma justiça para eles também.


Eu, Lucimauro David dos Santos, recebi e-mail de minha amiga e Companheira Fátima Lisbôa, Quatis, RJ. Que Deus ilumine seus passos na luta pela dignidade do povo Brasileiro!!!